Oftalmologista Mutton Sorocaba

Notícias

Por que o oftalmologista é o profissional que deve cuidar dos seus olhos?

Imagine que você estivesse a poucos minutos de ter um bebê. Qual seria o profi sional que você procuraria para fazer o parto? Um obstetra? A resposta está correta! Porque este é o profissional mais capacitado para realizar o procedimento. Quando se trata de saúde, todos deveriam ter o mesmo cuidado: procurar um especialista!

Assim também funciona com a escolha do profissional que vai cuidar da sua saúde ocular, o oftalmologista. Todas as pessoas que desejam, e veem a necessidade, cuidar da saúde dos olhos devem procurar um oftalmologista. Isso porque ele conhece toda a estrutura ocular, assim como seu funcionamento e predisposições. É importante destacar que a visão é um senti do muito importante no corpo humano, e seu funcionamento é complexo; procurar a ajuda do especialista para exames de rotina é uma questão de prevenção!

Segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, um terço da população brasileira com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista.

Sobre o tema desta matéria: por que procurar o oftalmologista para os cuidados com a visão?

PORQUE TEM MUITA DIFERENÇA ENTRE O OFTALMOLOGISTA E ÓPTICO
Por formação, o oftalmologista é o médico especialista na saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar doenças da visão e anexos, realizar cirurgias, além de identificar erros de refração. O oftalmologista é um ESPECIALISTA da Medicina com atuação em subespecialidades, que tratam doenças orbitarias, plástica ocular, oftalmopediatria, cirurgia refrativa, catarata etc.
A formação de um óptico permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do oftalmologista, produzir lentes, montar e consertar óculos, cuidando de sua manutenção, e orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada. O óptico NÃO prescreve receitas médicas.

PORQUE É IMPORTANTE FAZER UM EXAME DE VISTA CRITERIOSO
A visão é um bem precioso e requer cuidados muito específicos! O checkup ocular é uma providência importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Mas a escolha do profissional adequado é determinante para uma avaliação segura. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, e para isso o trabalho do oftalmologista é mais preciso! Adquirir óculos sem uma consulta médica pode privá-lo da oportunidade de verificar algum outro problema, às vezes silencioso, porém traiçoeiro, a exemplo do glaucoma, que compromete seriamente a visão.
Jamais use óculos de grau sem prescrição médica e não use óculos de sol “piratas”! A supervisão do oftalmologista é fundamental, também, para os usuários de lentes de contato na orientação do manuseio e cuidados com a limpeza das lentes. O exame de vista de rotina, embora pareça simples, precisa ser realizado por um médico oftalmologista. Isso porque uma consulta com especialista pode determinar mais do que o grau dos óculos, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica como causa dos sintomas visuais.

As doenças sistêmicas que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são inúmeras, tais como: catarata, hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, glaucoma, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, AIDS, toxoplasmose e hipertensão arterial.

PORQUE A SAÚDE OCULAR MERECE CUIDADOS ESPECIAIS
O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido de 3.892 doenças! Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar! O oftalmologista é um médico com competências para cuidar deste órgão, por conhecê-lo com muita propriedade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia ou “vista cansada” na sua Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. E só podem ser diagnosticadas e tratadas por um oftalmologista.

PORQUE O OFTALMOLOGISTA É HABILITADO PARA CUIDAR DE SEUS OLHOS
Segundo a Legislação Brasileira, em vigor, decretos- lei 20.931/32 e 24.492/34, ADI 533-2/MC e STJ- 15/09/2015, Acórdão do Ministro Humberto Martins, é proibido:
a) optometrista e técnico ótico instalar consultório para atender pacientes, devendo material ser apreendido e vendido judicialmente, além de multa sanitária;
b) casas óticas confeccionar óculos sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências de seus estabelecimentos;
c) proprietário, gerente, ótico prático e outros empregados do estabelecimento escolher ou indicar e aconselhar lentes de grau, sob pena de exercício ilegal da Medicina.

O médico oftalmologista é o profissional preparado para avaliar a saúde ocular. Para esta formação, ele cursou seis anos de Medicina, três anos de especialização oftalmológica, além de subespecializações, mestrado, doutorado, e fez prova para adquirir Título de Especialista em Oftalmologia, que avalia seus conhecimentos antes de ser intitulado oftalmologista. Participa de congressos e eventos que promovem a discussão científica de novas tecnologias e métodos de tratamento. Então, quem cuida do seu coração é o cardiologista, do seu ouvido, o otorrinolaringologista, do estômago, o gastroenterologista, da saúde da mulher, o ginecologista, assim também para cuidar dos olhos é o médico oftalmologista!

Fonte: CBO

× Atendimento via WhatsApp