Oftalmologista Mutton Sorocaba

mutton-oftalmologia-sorocaba-clinica-exames

Glaucoma: doença silenciosa e principal causa de cegueira irreversível no mundo

De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, estima-se que cerca de 80 milhões de pessoas tenham glaucoma em todo o mundo. Aproximadamente 50% dos indivíduos com glaucoma não sabem que têm a doença, e esse número pode ser ainda maior em países subdesenvolvidos. Isso ocorre porque em seus estágios iniciais, o glaucoma é assintomático.

Se não for tratado, o glaucoma pode evoluir para cegueira. A doença é um distúrbio degenerativo crônico e progressivo do nervo óptico que produz danos característicos no campo visual. A Semana Mundial do Glaucoma, realizada todos os anos no mês de março, é uma iniciativa conjunta global entre a Associação Mundial do Glaucoma e a Rede Mundial de Pacientes com Glaucoma, a fim de aumentar a conscientização sobre a doença e alertar a todos para que façam exames regulares do olho (e do nervo óptico) para detectar o glaucoma o mais cedo possível.

A pesquisa “Um novo olhar para o glaucoma no Brasil”, aplicada em junho de 2020 pelo IBOPE Inteligência, mostrou que 41% das pessoas entrevistadas não sabiam o que é glaucoma; 53% desconheciam que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível; 39% desconheciam sua probabilidade de cegueira; e 47% acreditavam ser um mito ou desconheciam a relação da doença com hereditariedade. O levantamento dos dados foi realizado junto a 2,7 mil internautas brasileiros, com idade a partir dos 18 anos, em diferentes estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura e é capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença é mais comum após os 40 anos de idade, atingindo aproximadamente um milhão de brasileiros. É a partir dessa idade que os exames de diagnóstico devem ser realizados anualmente. E, se houver fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de glaucoma, deve-se antecipar a procura por um oftalmologista.

O glaucoma ocorre quando a pressão elevada no interior do olho, no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas do nervo óptico. O olho contém um líquido (humor aquoso) que ircula continuamente no seu interior. Esse líquido é produzido e escoado através de uma região denominada ângulo da câmara anterior. No glaucoma, há uma diminuição no escoamento desse líquido, o que faz com que ele se acumule dentro do olho, provocando o aumento da pressão intraocular.

O paciente com glaucoma não tratado começa a perder a visão periférica, ou seja, quando ele olha para a frente, enxerga nitidamente os objetos que estão distantes, porém, não vê o que está nas laterais. É como se o olho estivesse observando através de um tubo. Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida e o glaucoma pode evoluir para a cegueira.

Para tratar o glaucoma, são usados colírios que diminuem a pressão intraocular e, geralmente, evitam a progressão da doença. Porém, o dano estabelecido não pode ser revertido. Em casos específicos, o tratamento a laser e a cirurgia também são recomendados.

Fonte: CBO

O que você precisa saber sobre conjuntivites?

A queixa mais comum nos consultórios oftalmológicos é a irritação ocular, os olhos vermelhos. Eles acometem pessoas de qualquer idade e em ambos os sexos. Olho vermelho é sinal de conjuntivite, de inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que recobre a parte branca do olho (esclera).
Suas causas são muito variáveis, mas existem, basicamente, três tipos de conjuntivite:

Continue reading

Como acontece a visão

A pesar de ser encarada pela maioria das pessoas como algo simples e automático, a visão possui um universo de curiosidades que começa na região da córnea (tecido transparente que cobre a pupila), passando pelo interior do globo ocular, até chegar ao cérebro.
Continue reading

Quando a dificuldade para enxergar é sintoma e não doença

Muitos não sabem, mas a avaliação ocular pode ser o ponto de partida para o diagnóstico de doenças graves, que não necessariamente têm origem nos olhos. É importante entender que inúmeras doenças sistêmicas provocam consequências na visão; em alguns casos a manifestação ocular é o primeiro indício perceptível de uma condição sistêmica ou crônica. Sendo assim, fica claro que o oftalmologista exerce papel fundamental no cuidado da saúde como um todo.
Continue reading

Mitos e verdades sobre os vícios de refração

Quando se trata da saúde dos olhos, bem como em diversos aspectos da vida, é comum ouvirmos inúmeras recomendações sobre o que deve ou não ser feito no sentido de melhorar ou preservar a função das vistas. As dicas vão desde alimentação, passando por utilização correta ou incorreta de óculos até palpites sobre melhores tratamentos para problemas de refração.Esse excesso de informações, quando não acompanhadas da orientação do oftalmologista, acaba gerando uma série de dúvidas.
Continue reading

Cuidado com acidentes oculares em crianças

Criança em casa é sinônimo de atenção redobrada. Os pequenos costumam ser curiosos, o que faz com que eles fiquem expostos a riscos constantes de acidentes domésticos. Diante disso, o oftalmologista Rodrigo Machado, responsável pela área de oftalmopediatria do Visão Institutos Oftalmológicos Associados, de Brasília (DF), explica que os pais devem tomar alguns cuidados para evitar danos à saúde ocular das crianças.

Continue reading

Coronavírus: limpar óculos e lentes de contato evita contaminação

A preocupação com o coronavírus tem afetado o dia a dia das pessoas de muitas maneiras, seja nas novas orientações em relação à higiene pessoal ou limpeza adequada da casa. Mas é preciso também prestar atenção aos objetos que usamos com frequência no rosto, como os óculos de grau e as lentes de contato, que podem ser fonte de inúmeras bactérias e vírus.

Continue reading

×

Powered by WhatsApp Chat

× Atendimento via WhatsApp