Oftalmologia Mutton Sorocaba

oftalmologia-mutton-sorocaba-medicos-dos-olhos
mutton-oftalmologia-sorocaba-clinica-exames

Temperatura alta e atividades ao ar livre requerem precauções à saúde ocular

No período entre o final e o início do ano, a alegria e a descontração acompanham as férias escolares, o carnaval e os passeios ao ar livre. O clima quente e os dias mais longos favorecem esse comportamento. Porém, esta é uma fase em que é preciso ter cuidados especiais com o corpo, principalmente os olhos. A saúde desses órgãos pode ficar comprometida por causa de longas exposições ao sol, em dias mais claros e quentes. Por isso, exige uma atenção maior para evitar problemas oculares nas estações com este clima. Assim como a pele, os olhos sofrem com os efeitos nocivos dos raios solares. Se não houver uma proteção adequada, os efeitos da radiação podem provocar diferentes perigos à saúde ocular, como: queimaduras, irritações na córnea e inflamação ocular. Além disso, atividades feitas ao ar livre, como praia, piscina, prática de esporte e passeio também exigem seus cuidados com os olhos, pois a areia, o mar e o cloro da piscina são fatores que predispõem a doenças oculares.

Continue reading

O que são e como funcionam as lentes multifocais

As chamadas lentes multifocais ou progressivas são indicadas para pacientes que precisam enxergar bem de longe, perto e intermediário, permitindo “muitos focos” ao usuário, através do mesmo par de lentes, dispensando o uso de dois óculos (para perto e longe). Para as pessoas com idade acima de 40 anos, que sofrem com a presbiopia, as lentes multifocais são indicadas por oferecer praticidade, modernidade e valor estético. As opções de lentes multifocais são diversas, variando no material, tratamento prescrito, preço e tecnologia.

Continue reading

Quanto custa a vaidade para a saúde dos olhos?

Há quem diga que o excesso de vaidade pode causar sérios danos à saúde. Essa não é uma afirmação vazia ou sem fundamentos. Com o passar do tempo, os padrões de beleza vão evoluindo ao ponto de influenciar diretamente na saúde. Tal atitude mostra o quanto as pessoas são influenciadas por ideais criados para satisfação pessoal, que, sendo assim, nunca se esgotarão. Com isso, novas tecnologias são desenvolvidas de forma feroz para suprir o mercado da beleza e da estética. Fica a pergunta: até que ponto os procedimentos estéticos prejudicam a saúde? Nesta matéria, separamos algumas informações que não visam a esgotar o assunto, e nem acabar com a indústria da vaidade, mas levar ao entendimento de alguns procedimentos voltados para a melhora da aparência. Queremos motivá-los a uma reflexão sobre o assunto.
Continue reading

A visão e o uso correto dos óculos

Os óculos de grau são a maneira mais simples de se corrigir as ametropias – erros refrativos oculares. Estima-se que cerca de 15% das
crianças e quase todos os adultos acima de 45 anos precisem usar óculos. Atualmente, existem inúmeros tipos de lentes, com tratamentos  especiais, com capacidade de mudar a tonalidade de acordo com a iluminação total, polarizadas, antirreflexo, endurecidas e antirrisco.
A verdade é que os óculos caíram no gosto das pessoas e se tornaram também parte do figurino, deixando de ser apenas uma ferramenta de correção visual. Porém, estes só devem ser usados sob orientação médica e após exame oftalmológico.
Continue reading

A tecnologia a serviço da saúde ocular

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um dos grandes avanços tecnológicos desenvolvidos para auxiliar o oftalmologista no diagnóstico de doenças oculares. Exame totalmente óptico, o OCT é uma técnica de imagem capaz de mostrar, de forma detalhada, a retina e o nervo óptico em três dimensões. Para a realização deste exame, não é necessário o uso de contraste; é rápido e indolor, possibilitando uma precisa avaliação do “fundo do olho” com uma resolução melhor do que o ultrassom convencional.
Continue reading

Glaucoma: um mal silencioso

O problema oftalmológico que aparece com mais frequência na terceira idade é o glaucoma. É uma doença ocular crônica (não tem cura), que provoca lesão no nervo óptico e alterações no campo visual, podendo levar à cegueira. Na maioria dos casos, o surgimento desta doença é acompanhado do aumento da pressão intraocular, que não tem, necessariamente, a ver com hipertensão.
O interior do olho contém um líquido (humor aquoso) em constante circulação. Esta substância é produzida o tempo todo e não se acumula porque é drenada naturalmente. Quando o escoamento diminui, há um acúmulo, o que faz com que a pressão dentro do olho aumente. Com isso, o nervo óptico pode ser danificado; neste caso, ocorrerá o glaucoma, que prejudica o envio dos estímulos visuais ao cérebro.

Continue reading

Consultas regulares ao oftalmologista podem prevenir problemas oculares

Como medida preventiva, é comum as pessoas procurarem consultórios ou clínicas para realização de check-up
médico, anualmente, para saber se tudo está correndo bem com a saúde. A verificação costuma abranger o coração, a musculatura, as taxas hormonais, os ossos, a cabeça e os olhos.
Alguns problemas oculares são assintomáticos, e este é um bom motivo para a realização de exames oftalmológicos periódicos, pois é possível detectar inúmeras doenças, como diabetes, doenças vasculares, hipertensão arterial, doenças neurológicas e tumores. A verificação ocular pode identificar a saúde do indivíduo de forma geral.

Continue reading

Falando sobre problemas de refração

Quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão, o melhor é procurar um especialista!
Você pode estar apresentando erros de refração. O problema acontece quando o feixe de luz ambiente, que atravessa
o globo ocular para formar a imagem na retina, sofre algum desvio provocado pela anatomia do olho, impedindo a perfeita revelação da imagem na retina. Os erros de refração são:
Continue reading

Atendimento via Whatsapp