Oftalmologia Mutton Sorocaba

Notícias

O que é OCT – Tomografia de Coerência Óptica?

OCT é um exame capaz de ver detalhadamente (em três dimensões) a retina e o nervo óptico. Também possibilita a obtenção de cortes ópticos seccionais da estrutura da retina.
A resolução é superior ao ultrassom convencional e não exige contato ocular direto.


Como é feito o exame?
O paciente deverá dilatar as pupilas para fazer esse exame, que é indolor e confortável, A permanência do paciente durante a realização do exame é breve totalizando geralmente não mais que 15-20 minutos para um exame bilateral.

O aparelho não encosta no olho, apesar de chegar a apenas alguns centímetros.

O paciente deve ficar com o olho imóvel, pois pequenos movimentos oculares ou lacrimejamento podem levar a repetição do exame inúmeras vezes e até mesmo, tornar-se inconclusivo.

De acordo com a visão do paciente, o método de fixação é selecionado: interno (fixação na lente ocular do aparelho pelo olho a ser rastreado) ou externo (fixação do olho contralateral), visando minimizar a movimentação durante o exame.

Para que serve esse exame?
Os aparelhos atuais fazem vários tipos de varreduras, que permitem a avaliação do disco óptico, da camada de fibras nervosas da retina, da estrutura tecidual da retina neurossensorial e do complexo epitélio pigmentário da retina/coriocapilar.

É indicado no diagnóstico de alterações retinianas, como na retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e buraco macular. Este aparelho oferece um grande benefício aos pacientes com Glaucoma, sendo o mais avançado em diagnóstico e controle da progressão. Também, no Glaucoma, ajuda no detalhamento do estudo da papila óptica e da camada de fibras nervosas.

A análise das imagens obtidas pelo exame de OCT tem sido de grande relevância, tornando esse método um exame subsidiário essencial não somente para diagnóstico, mas mandatório no segmento de determinadas alterações, principalmente do pólo posterior e da região do disco óptico.

Observação: O exame não pode ser feito em caso de opacidade de meios significativa, como por exemplo, catarata, que impede o exame de fundo de olho.

Fonte: www.soblec.com.br

Atendimento via Whatsapp