Oftalmologia Mutton Sorocaba

Notícias

Falando sobre problemas de refração

Quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão, o melhor é procurar um especialista!
Você pode estar apresentando erros de refração. O problema acontece quando o feixe de luz ambiente, que atravessa
o globo ocular para formar a imagem na retina, sofre algum desvio provocado pela anatomia do olho, impedindo a perfeita revelação da imagem na retina. Os erros de refração são:

1. Miopia (ou visão de curta distância): acontece quando o globo ocular é muito comprido, ou a córnea é muito curva, e os raios de luz focalizam antes da retina. Neste caso, os objetos a distância perdem a nitidez.

2. Hipermetropia: quando os raios luminosos que vão em direção aos olhos se encontram num foco atrás da retina. Isso acontece quando o globo ocular é menor ou a córnea mais curva. Isso gera dificuldade para enxergar de perto, principalmente no caso de leitura de textos.

3. Astigmatismo: o feixe de luz incide em ângulos diferentes, porque neste caso o formato do globo é irregular e um pouco oval, gerando uma imagem borrada tanto de perto quanto de longe. É como enxergar através de um vidro ondulado.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 43% dos problemas visuais, em países em desenvolvimento, são causados por erros refrativos não corrigidos e 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas. Esses dados reforçam a intenção da revista Veja Bem em produzir informação, de forma clara e objetiva, como forma
de preservar a visão da população brasileira.

Fonte: CBO

Atendimento via Whatsapp