Medicações Intra Oculares
Degeneração Macular e Retinopatia Diabética
Existem várias doenças que afetam os olhos que podem ser tratadas com o uso de Medicações Intra Oculares ( medicações que injetamos dentro dos olhos), isto ocorre porque não conseguimos atingir nossos objetivos com uso de colírios ou outros tipos de medicações.
As doenças tratadas geralmente são as que acometem a RETINA.
Degeneração Macular Relacionada a Idade: a partir desta condição que se refere a um processo degenerativo ( pelo efeito da idade ) , se forma uma membrana NEOVASCULAR ( feita de vasos ) que CRESCE na RETINA e causa acúmulo de LÍQUIDO e posteriormente sangramento e formação de CICATRIZ.
O tratamento com base principalmente em ANTIANGIOGÊNICOS ( principalmente o LUCENTIS e também o AVASTIM e o EYLEA ), visa a REGRESSÃO da MEMBRANA, a MANUTENÇÃO da VISÃO .
A medicação é INJETADA dentro do OLHO e atua na área MACULAR conforme mostra o esquema ABAIXO:
Retinopatia Diabética
A DIABETES ( retinopatia diabética ) é uma IMPORTANTE causa de PERDA de VISÃO em todo mundo. Hoje em dia podemos atuar com medicações de duas formas:
Melhorando o Edema Macular que causa baixa visão e distorção visual com o uso de medicações intravítreas ( como o OZURDEX e o LUCENTIS, ou em associação o que é mais comum ).
Atuando de forma a INIBIR e REGREDIR os NEOVASOS que estão ATIVOS e SANGRANDO ( neste caso com antiangiogênicos como o LUCENTIS e o AVASTIN).
Lembrando que associado ao tratamento devemos sempre estar realizando um tratamento com LASERTERAPIA que se chama FOTOCOAGULAÇÃO.
O OBJETIVO do tratamento é sempre tentar EVITAR que o paciente chegue em um estágio de doença no qual não é possível realizar nenhum tratamento (quadro de perda visual irreversível).
A medicação chamada OZURDEX é uma grande ALIADA para o tratamento do EDEMA MACULAR DIABÉTICO.
Oclusão Vascular
No caso de sangramentos que ocorrem de maneira espontânea e imprevisível temos a terapia com CORTICÓIDE , no caso o OZURDEX é uma excelente opção. Porém deve-se lembrar que quanto mais rápido for instituído o tratamento melhores as chances de recuperação da VISÃO.
Abaixo mostramos novamente as duas formas de aplicação de medicações intravítreas.
Com o implante de OZURDEX e com medicações intravítreas semelhantes ao LUCENTIS.