Oftalmologia Mutton Sorocaba

Notícias

O diagnóstico precoce pode evitar a perda irreversível da visão!

Os dias são corridos e exigem cada vez mais esforços e dinamismo para a realização de atividades comuns do dia a dia. Para completar as tarefas cotidianas, que não são poucas, o indivíduo usa todos os sentidos do seu corpo, muitas vezes, no limite. Um dos sentidos mais importantes do ser humano para realização de qualquer atividade é a visão.

O glaucoma pode ser motivo de perda visual irreversível, isso porque quando a pressão intraocular aumenta principal causa da doença o nervo óptico é lesionando, levando à diminuição do campo visual. É como se o cabo de transmissão de informação de uma câmera para o computador fosse danificado (função do nervo ótico).
Trata-se de uma doença silenciosa, por isso é importante a consulta periódica com médico oftalmologista. Caso este profissional suspeite da doença por alterações no exame oftalmológico, histórico de doença na família ou identificação de grupo de risco, exames mais específicos devem ser realizados.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO GLAUCOMA?
O médico oftalmologista é único profissional que poderá fazer com segurança o diagnóstico de glaucoma. Ele terá condições de indicar os testes mais específicos, de acordo com cada caso.
Vamos entender melhor como funcionam, os exames, geralmente, indicados pelos especialistas:

Avaliação da pressão do olho
O objetivo é avaliar a pressão interna do olho (intraocular). Para isso, é usado um colírio anestésico para que seja aplicada uma pequena pressão sobre o olho, com o objetivo de verificar a pressão intraocular. O aparelho usado no exame é chamado de tonômetro.

Avaliação do nervo óptico
Chamado de fundoscopia, neste exame é analisada a aparência do disco óptico (porção intraocular do nervo óptico), sua forma e cor, identificando, assim, a presença de lesões que possam ter sido causadas pelo glaucoma. Para o exame adequado do fundo de olho torna-se necessária a dilatação da pupila.

Avaliação do campo visual
A perimetria auxilia o oftalmologista na identificação de perdas do campo de visão ocasionadas pelo glaucoma. Durante o exame, o especialista orienta que o paciente olhe para frente sem movimentar os olhos. O exame consiste em testar várias áreas da retina com pequenos estímulos luminosos e o paciente de verá assinalar sempre que perceber a luzinha: portanto trata-se de um teste que necessita da atenção do paciente. São testados cerca de 350 pontos e com isso faz-se um mapeamento do campo de visão do paciente.

Avaliação do ângulo da câmara anterior
O exame se chama gonioscopia e permite avaliar uma porção muito importante do olho, onde se processa a drenagem do humor aquoso. É um exame fundamental para a avaliação dos diversos mecanismos que podem estar envolvidos, e ajuda a identificar o tipo de glaucoma. O exame é feito com a colocação de uma lente especial sobre o olho que, através de um pequeno espelho, permite estudar o ângulo formado entre a íris e a córnea.
Dentre várias utilidades, permite separar duas categorias importantes de glaucoma: de ângulo aberto ou ângulo fechado.

Avaliação da espessura da córnea
A paquimetria permite correções nos valores da tonometria, em situações de córneas muito finas ou muito espessas, proporcionando maior precisão na avaliação da pressão intraocular.

Exames de imagem
São recursos importantíssimos para a avaliação das estruturas intraoculares no glaucoma, tanto no acompanhamento da doença estabelecida como também nos casos suspeitos: retinografia colorida, retinografia aneritra, tomografia de coerência óptica (OCT), topografia de disco óptico (HRT).

O glaucoma primário de ângulo aberto, responsável por 80% dos casos da doença, que antes evoluía para a cegueira, já pode ser controlado. A doença é assintomática no início, aparece com maior frequência a partir dos 40 anos e a sua principal característica é o aumento da pressão intraocular. No início, ela compromete a visão periférica e vai estreitando o campo visual progressivamente até o paciente ficar cego.

Fonte: CBO

Atendimento via Whatsapp