Oftalmologia Mutton Sorocaba

oftalmologia-mutton-sorocaba-medicos-dos-olhos
mutton-oftalmologia-sorocaba-clinica-exames

Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis; 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), por 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), por 25% da doença coronariana (angina e infarto) e por 25% das doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

O oftalmologista Paulo Elias Correa Dantas, professor de oftalmologia do Setor de Córnea e Doenças Externas do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, alerta que o fumo está associado a um fator de risco para oftalmopatia de graves, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade, levando à cegueira irreversível em muitas delas.
Continue reading

Os grandes vilões da saúde ocular

Que cuidar da saúde ocular é essencial, todos sabem. Porém,  o  que  poucos  percebem  é  que  esses  cuidados vão muito além do contato direto com os olhos, eles  exigem  preocupação  constante  com  todos  os  aspectos que envolvem a manutenção e melhoria da visão.
Segundo  pesquisa  realizada  no  Brasil  pelo  Instituto  Penido Burnier, com a adesão de 814 pessoas, apesar de 77% dos brasileiros afirmarem que a visão é um sentido muito importante, quando se trata de cuidados com a saúde ocular, a maioria das pessoas, entre 25 e 65 anos, desconhece a importância disso. Continue reading

Daltônicos, como funciona esse distúrbio ocular?

É  comum não observar a beleza de coisas que fazem parte do dia a dia, acontece por causa da rotina acelerada das pessoas. Você já percebeu o tom vermelho das suculentas  maçãs  nas  barracas  das  feiras  livres?  Ou  o  verde escuro das belas verduras? Pois é, depois de ler essa matéria, seu olhar nunca mais será o mesmo!

Continue reading

6 nutrientes amigos da saúde dos seus olhos

Incluir uma rotina de exercícios e alimentação saudável, ao contrário do que muitos pensam, não ajuda só na parte estética do corpo, mas em todo o seu funcionamento. Uma boa alimentação pode ajudar a ter o sono mais regulado, na disposição, concentração em atividades… E até na saúde dos olhos. Confira abaixo 6 nutrientes que são amigos da sua saúde ocular, e que podem ser encontrados em diversos alimentos.

Continue reading

Teste do Olhinho

O que é Teste do Olhinho?

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Continue reading

A relação da diabetes com a visão

Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?
O diabetes é uma doença progressiva que não oferece grandes riscos ao paciente que mantém a doença sob controle, porém, quando isso não ocorre, a alta concentração de glicose é capaz de afetar seriamente os vasos sanguíneos do corpo, incluindo dos olhos. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais.

Continue reading

Fadiga ocular: hábitos que fazem bem à saúde dos olhos

Passar horas em frente ao computador, assistindo à TV, jogando videogame ou mexendo no smartphone ou tablet
são atitudes comuns hoje em dia. Com o avanço da tecnologia, especialmente na informática, os hábitos mudaram. Se por um lado os benefícios deste avanço são enormes, por outro, os riscos à saúde visual devido ao uso excessivo destas tecnologias também são.

Continue reading

Fotofobia

Fotofobia: o incômodo nos olhos de quem não consegue olhar diretamente para a luz

Quem sofre de fotofobia enfrenta dificuldades por causa da intensidade de luz em ambientes luminosos e dias mais claros e, com isso, acaba fazendo o possível para evitar que a visão se choque com essas energias. Continue reading

O que você precisa saber sobre conjuntivites?

A queixa mais comum nos consultórios oftalmológicos é a irritação ocular, os olhos vermelhos. Eles acometem pessoas de qualquer idade e em ambos os sexos. Olho vermelho é sinal de conjuntivite, de inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que recobre a parte branca do olho (esclera).
Suas causas são muito variáveis, mas existem, basicamente, três tipos de conjuntivite:

Continue reading

Retinopatia diabética

O diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho. Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como “fundo de olho”, causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede, o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. Esses microaneurismas frequentemente rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina. Existem duas formas de retinopatia diabética:
Continue reading