Oftalmologia Mutton Sorocaba

oftalmologia-mutton-sorocaba-medicos-dos-olhos
mutton-oftalmologia-sorocaba-clinica-exames

Primeiros socorros em casos de acidente ocular

Os olhos são uma região extremamente sensível e que precisam de cuidados especiais. Por isso é importante saber como agir em caso de algum acidente ocular, sabendo prestar os primeiros socorros para minimizar complicações.
Grande parte desses traumatismos ocorre no dia a dia, dentro de casa ou no ambiente de trabalho, com o manuseio indevido de produtos químicos, falta de equipamentos de proteção adequados e que podem levar até a uma perfuração por conta de descuidos com o manuseio objetos pontiagudos.

Continue reading

Ceratocone: a doença que deixa os olhos pontiagudos

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100.000 pessoas no mundo, de 4 a 600 delas desenvolvem o ceratocone. Também conhecido como distrofia contínua e progressiva, o ceratocone é uma doença que afeta a córnea – parte transparente do olho -, deixando-a mais fina e menos resistente. Com a pressão intraocular constante sobre ela, ocorre uma modificação na sua espessura e formato, que adquire uma aparência “pontiaguda”.
Continue reading

Hábitos alimentares e saúde ocular

Provavelmente, sua mãe já te disse para comer determinado alimento alegando fazer bem a sua visão. Se para você isso não passava de uma estratégia para que comesse bem, estava enganado. Existem diversos alimentos que melhoram a capacidade de enxergar e ajudam a combater problemas como glaucoma e degeneração macular. Continue reading

Glaucoma Congênito

O glaucoma congênito é uma doença rara dos olhos que afeta crianças desde o nascimento até aos 3 anos de idade, causada pelo aumento da pressão dentro do olho devido ao acúmulo do líquido, podendo afetar o nervo óptico e levar à cegueira quando não tratada.
Continue reading

Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular

Check-up oftalmológico, quando devo fazer?

Os cuidados começam cedo – 0 a 2 anos

Durante a gestação, a mãe deve se prevenir por meio de vacinas contra doenças como a rubéola e a toxoplasmose, que podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança. Assim que nasce, ainda na maternidade, é realizada a primeira avaliação oftalmológica, por meio do teste do olhinho, capaz de detectar, entre outros problemas, catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma. Caso o bebê apresente lacrimejamento constante, pálpebras inchadas, secreção purulenta, olho vermelho, estrabismo, pupila esbranquiçada e assimetria entre o tamanho dos globos oculares, deverá ser realizada uma segunda avaliação o mais breve possível.

Continue reading

Exposição ao sol sem proteção deixa marcas na pele e nos olhos!

O uso de óculos de sol com um bom filtro UV deve ser considerado, assim como são os cremes que protegem o corpo e o rosto. Isso porque, além de proteger contra os efeitos perigosos do sol, complementa a proteção solar da pele, previne o envelhecimento e pode diminuir os riscos de doenças oculares.
Os óculos de sol não representam apenas uma compra de acessório para cuidar do visual, mas um benefício a mais para proteção da saúde ocular. Portanto, para isso não vale economizar e perder em qualidade, é um investimento importante! Os filtros UVA e UVB impedem que os raios solares atravessem as lentes gerando proteção e garantia de saúde para os olhos.
Continue reading

Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis; 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), por 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), por 25% da doença coronariana (angina e infarto) e por 25% das doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

O oftalmologista Paulo Elias Correa Dantas, professor de oftalmologia do Setor de Córnea e Doenças Externas do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, alerta que o fumo está associado a um fator de risco para oftalmopatia de graves, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade, levando à cegueira irreversível em muitas delas.
Continue reading