Oftalmologia Mutton Sorocaba

Notícias

Influências externas que comprometem a saúde ocular

Você sabia que o estilo de vida adotado, as características de cada estação e até doenças em outros órgãos podem influenciar na qualidade da visão? Pois é, vale a pena conferir quais os cuidados necessários para evitar o aparecimento de problemas oculares, além de observar que tipo de comportamento pode minimizar desconfortos.

FUMANTES E SEDENTÁRIOS
Além de pessoas que bebem pouca água e ingerem poucos nutrientes, representam um grupo vulnerável com relação aos males que atingem a visão, por terem diminuída a capacidade de defesa do organismo. Desta forma,
a prática de atividades físicas regulares e ingestão de água com frequência ajudam a proteger os olhos. Além de parar de fumar!

NA OCORRÊNCIA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
No outono ou inverno, quando a umidade diminui, aliada à aglomeração de pessoas em ambientes fechados, a incidência de conjuntivites (infecção bacteriana) e herpes ocular (infecção viral) aumenta. Neste período, os cuidados com a higiene devem ser redobrados para que sejam evitados prejuízos na qualidade da saúde ocular.

DIABETES E HIPERTENSÃO ARTERIAL
São problemas de saúde que podem comprometer a visão e, pior, levar à cegueira! Pessoas com o tipo I ou II de diabetes podem adquirir uma doença ocular chamada retinopatia diabética, além de causar descolamento de retina, hemorragia vítrea e cegueira. O controle do açúcar no sangue e a pressão sanguínea, parar de fumar, seguir uma dieta planejada e exames regulares podem ajudar a prevenir a retinopatia. Ao menor sinal de problemas com a visão, é importante procurar o oftalmologista. Já o hipertenso precisa estar atento ao diagnóstico precoce de sinais e lesões de distúrbios de visão, que ocorrem quando a pressão arterial fica muito elevada, causando retinopatia hipertensiva.

Pessoas com hipertensão arterial devem ser submetidas a exames anuais de fundo de olho, que podem, inclusive, detectar problemas como glaucoma e diabetes.

Infecções como a dengue podem desencadear hemorragias no globo ocular e causar, em consequência, distúrbios na retina. É possível observar que a forma que decidimos levar a vida pode determinar sua qualidade. À medida que os anos passam, alguns cuidados podem evitar problemas graves na visão. A alimentação equilibrada com atividade física regular e consultas periódicas ao oftalmologista são caminhos para evitar problemas, muitas vezes, irreversíveis.

Fonte: CBO